O Ministério da Integração Nacional - MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR, lançou em 2009, o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: homenagem a Celso Furtado como uma das estratégias para estimular o processo de discussão e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR . A partir da segunda edição, o nome do consagrado economista brasileiro foi incorporado permanentemente à denominação do Prêmio que passa a se chamar "Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional".
Em sua quarta edição reconhece e homenageia o geógrafo Milton Santos falecido em 2001. Suas teorias contribuíram para a compreensão do território nacional contemporâneo, bem como do processo de urbanização da América Latina e do Brasil. Autor de dezenas de livros que marcaram o estudo geográfico no país, Milton Santos é reconhecido internacionalmente.
Objetivo Geral
Promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada na discussão e na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.
Categorias
I. Produção do Conhecimento Acadêmico
II. Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional
III. Projetos Inovadores para Implantação no Território
IV. Amazônia - Tecnologia e Inovações para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA)
V. Centro Oeste - Desenvolvimento para a Faixa de Fronteira
VI. Nordeste - Inovação e Sustentabilidade:
Premiação:
I. Primeiro lugar: R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu
II. Segundo lugar: R$ 10.000,00 (dez mil reais) e Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu.
Para mais informações, clique aqui.